segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Diário da sonhadora

Desabafo Literário ...

Oi gente Hoje eu vim aqui desabafar um poquinho vim falar de um assunto chatinho que tá rolando nos blogs literários,e aliás vem rolando desde de 2002,mas foi abafado.Bom hoje vou falar sobre a Polêmica do suposto Plágio do  Livro Pi sobre Max e os felinos.

Bom o que está acontecendo é que o Livro de Pi de Yann Martel e agora está em filme As aventuras de Pi,está desde de 2002 sendo acusado de Plágio de uma obra de um escritor nosso aqui do Brasil Moacyr Scliar.Eu vi alguns sites até americanos(o escritor acusado é Canadense) acusando Yann de plágio da obra Max e os felinos de Moacyr.Eu vi alguns sites falando sobre assunto,vi entrevistas de ambos os lados tanto de Yann quanto de Moacyr,não vou me apronfudar muito neste assunto,pois não li ambos livros,para comparar,mas esse bafaão todo gira por conta da ideia central ,que é de um menino que fica preso com um jaguar num barco(livro de Scliar),no livro de Yann esta mesma ideia se repete,mas com personagens com nomes diferentes,e um desfecho também,mas a ideia central segundo alguns blogueiros é IGUAL.E o que me doeu como brasileira foi que Moacyr faleceu,e na época não quis entrar com um processo,pois segundo ele não consideradava como plágio.Enquanto seu Yann ganhava prêmios e ainda teve a coragem de dizer que pegou uma boa ideia estragada por um péssimo escritor.Ué se a ideia era ruim por que ele copiou?Eu vou deixar alguns links aqui embaixo para vocês tirarem suas conclusões.Vou me aprofundar em outra coisa uma dica para quem ser escritor,meus caros todos nós se inspiramos  em algo,sim,no livro,uma senhora sentada na praça,uma história que alguém nos contou,etc..Mas eu dou um conselho não pegue ideia de ninguém,se inspire...Isso não fica nada bem para seu lado,além de manchar seu currículo,você ganhará uma série de rivalidades desnecessárias..

Somos todos dotados de massa cefálica ,isso implica dizer que todos somos dotados de inteligência que permite criar,inventar,novamente digo inspiração é uma coisa totalmente diferente de cópia..Veja..

Inspiração:
Coisa inspirada.
Coisa ou pessoa, que inspira.
Aquilo que numa composição artística revela grande talento ou génio.

(retirada do site dicionário web)

Significado de Cópia

s.f. Reprodução manual ou automática de um texto, documento etc.
Imitação exata de uma obra de arte: cópia de um quadro.
Imitação desonesta de uma obra; plágio: este livro é uma cópia daquele outro.
Grande quantidade; abundância.
Reprodução de uma matriz fonográfica em disco ou fita.
Informática Cópia de segurança (dita também becape ou duplicata), cópia de um arquivo ou de conjunto de dados que é conservada para referência em caso de dano ou destruição do original.
(retirada do site dicionário online)



Não estou afirmado que foi plágio ou não,só estou apenas desabafando com vocês,pois sou brasileira e já basta a indignação que tenho como nossos escritores não são valorizados em nosso país,a maioria dos brasileiros desconhece nossos escritores, a maioria do nosso própiro povo prefere ir atrás de um fulano que ninguém sabe de onde saiu do que alguém da mesma terra,com as mesmas dificuldades, Se não fosse a internet talvez nem eu ,nem você que está lendo teríamos conhecimento de nossos escritores.Eu fico imaginando sabe ,você sentar horas numa cadeira  para jogar no papel sua imaginação ,deixar um pouco de lado sua vida,para se dedicar a história e vir alguém tirar ela de você.E ainda ser capaz de dizer que fez uma história melhor,de certo modo isso me deixou tão angustiada,por isso dou um conselho a vocês que querem ser escritores,querem seguir caminhos onde a ideia predomina.Não copiem a ideia de ninguém,se inspire é diferente...Imagine esse trabalho todo que a pessoa tem para criar .Isso não te dá credibilidade como eu disse  suja seu nome...é super legal criar,dá trabalho sim!Mas a sensação é tão gostosa que  chega a ser prazerosa,sejam ousados e criativos,e sejam verdadeiros digam em que se inspirou dê créditos a pessoa que te deu a chave para sucesso.Isso vai te tornar uma pessoa mais íntegra e profissional....

LINKS:
http://www.agora.uol.com.br/show/ult10111u1224084.shtml







3 comentários:

  1. Olá, eu realmente não tinha conhecimento desse suposto ou não plágio. Vou buscar o livro brasileiro para ler e poder tirar minhas próprias conclusões.
    Concordo com vc qd afirma que muitos buscam autores internacionais e deixam de lado os autores nacionais. E graças a internet e vários blogs literários, estamos tendo acesso a literatura nacional de altíssima qualidade, mas o que mais me entristece, é ver que um livro de um autor nacional ainda é muito mais caro de que um livro internacional. Sei que não são todos, mas em sua maioria é o que acontece.

    Acredito que nosso país está repleto de autores maravilhosos, e assumo que já comprei livros de autores brasileiro sem saber, simplesmente peguei o livro, li a sinopse e trouxe comigo. Precisamos dar mais valor aos nossos autores e nos deixar surpreender pelas suas criações.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não sabia dessa polêmica toda em cima do plágio ou não do livro. Nunca li o livro, mas se foi realmente plágio, que coisa ridícula hein! Outra coisa, autor brasileiro é ótimo e tem muitos no mercado! Fiquei chateada agora hein :/
    Beijos,
    Renata.

    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Daya, menina eu não sabia desse bafão e até queria ir no cinema ver o filme. Mas essa de que o autor copiou um livro brasileiro é demais!
    Estou perpplexa com tamanho descaramento, já que além de copiar a obra de um dos nossos autores, o cara ainda tem a cara de pau de dizer que a ideia era ruim e ele melhorou. Fala sério?
    Como vc disse, se era mesmo tão ruim assim, pq ele copiou?
    Acho que deve ter pensando que se o escritor era brasileiro, ele podia, já que nós mesmos não damos a devida importância às obras brasileiras.
    Tenho certeza que o livro do Moacyr nem era tão pretigiado assim pelos leitores brasileiros, mas só verem o tal estrangeiro devem ter colocado lá no alto. Sim, pq brasileiro é assim, tudo que vem de fora é bom e o que vem daqui não presta, mas olha só a ironia.
    Ai Daya, estou tremendamente triste com isso, tão triste que não sei o que pensar das pessoas.
    Gostei do seu post, muito bem colocadas as suas palavras!

    Bjokas querida!
    Ler e pensar

    ResponderExcluir

 

Copyright © 2012 Pitaco Pink! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger