sábado, 13 de julho de 2013

Por que eu gosto de .....



LIVROS NACIONAIS????





Oi gente, Como estão??

Hoje , estou inaugurando a primeira coluna do : Por que eu gosto de...
Onde eu irei fazer um texto, conto, crônica sobre o por quê eu gostar de um determinado assunto. Como blog é especialmente de livros nacionais, resolvi falar porque eu gosto tanto de livros nacionais...


Minha história com os livros é longa, eu sempre fui muito tímida, nunca fui aquela garota de chegar "chegando" sabe? E com isso eu meio que ficava sozinha...Para dá aquele chega para lá na solidão (rs). Eu ia diariamente na biblioteca e passava horas com livros, na época eu não era lá fã dos livros nacionais, pois,fui apresentada aos livros com linguagem antiga os "clássicos" ( não que seja totalmente ruim, até porque eu adoro Machado de assis), eu lembro que detestava ler esses livros,  passava meses com um e terminava "morrendo"(rsrsr). Um dia eu comprei  " O Alienista" de Machado de Assis, e a-m-e-i   o livro. Mas, pasmem , eu não sabia que tinha tantos escritores contemporâneos, siim pessoas, os escritores brasileiros que eu conhecia eram:  Aluízio de Azevedo, Camões, Machado, Graciliano Ramos, Clarice lispector , etc..








Até que, entrando na internet eu conheci uma escritora chamada Samantha Holtz. Ela estava fazendo uma promoção super legal de quem comprasse seu livro, ganharia um lindo pingente do " O pássaro". Comprei na hora e para minha surpresa amei o livro e me apaixonei pela sua escrita. Então, por que não ler a história dos os outros escritores também  ? 

Ler nacionais se tornou um vicío do qual eu não quero me curar nunca (rs), uma busca infinita por escritores com boas histórias. E sabe por que eu leio nacionais?

  • É muito gostoso ler um livro do nosso país, onde podemos reconhecer aquela cidade, aquele lugar....
  • Podemos  falar com o escritor sem barreiras, simplesmente um clique no facebook e já estou falando com o criador daquela história que me fez perder o sono, as horas e roer as unhas...
  •  Ganhar um livro autografado? Com os internacionais, seria beeem dificíl hein!!! Com os nacionais, isso é coisa mais fácil do mundo, como já disse você pode encontrá-lo nas redes sociais e comprar o livro pessoalmente AUTOGRAFADO.
  • A maioria dos escritores nacionais são uns amores em pessoa, te respondem com o maior carinho como se te conhecesse há anos e fosse um grande amigo conversando...
  • As histórias são FANTÁSTICAS. Essa semana eu postei no face, que a cada dia que eu leio nacionais, não consigo citar só um nome de escritor brasileiro e sim vários, pois, nosso povo é muito criativo e as histórias nacionais não ficam atrás, cada uma diferente, emocionante e cheia de surpresas que vai fazer você se perguntar: - Por que eu não li  isso antes???
  • Somos BRASILEIROS..Por favor, vamos acabar com essa história que nada no Brasil presta, e que só as coisas de fora são melhores, parem de citar aquele ditado " Que grama do vizinho é mais verde". Comece a observar melhor e comparar obras nacionais e internacionais, te garanto que as duas estão no mesmo nível, eu já li um  livro best seller internacional que não valia a pena estar no topo, e que um livro nacional que ficava escondido valia muito mais.
  • Muita gente pode comentar aqui que os livros nacionais são caros!! Mas, por que será isso? A resposta não poderia ser mais óbvio, que eles são caros  porque a maioria dos brasileiros NÃO COMPRAM LIVROS NACIONAIS.. É  a lei da oferta e da demanda, os livros internacionais por muitas vezes são mais baratos, porque vendem muitooo, se os nossos escritores conseguissem vender mais, os livros seriam mais conta...Então, depois de tudo isso você ainda tem preconceito com os livros nacionais????

Beijos,

Dayana.









9 comentários:

  1. Oi Day!
    Tua história com os nacionais parece com a minha. Eu só conhecia os autores dos clássicos da Literatura Nacional. Eu até li alguns que eu gostei muito como a trilogia "perfis de mulheres" do José de Alencar, mas a linguagem é difícil e acabou me afastando um pouco dos nacionais. Eu me apaixonei de verdade pelos nacionais quando li A Bandeja da Lycia Barros. Me encantei com a escrita. Li também A última nota do Felipe Colbert e da Lu Piras e foi muito gratificante quando a Lu leu a minha resenha e comentou com muito carinho.
    Estou amando ler nacionais!
    beijos
    http://jardimdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um vício Sabrina, quando você lê um quer ler outro e outro..


      beijos..

      Excluir
  2. Sempre adorei livros nacionais e fico muito chateada que eles sejam tão caros, maaaas eu não me importo. Se eu me apaixono por algum com certeza o compro *-*
    E eu também adoro Machado *-*

    P.S: Já estou te seguindo *-*

    Beijos, Jac
    http://behind-thewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque, obrigada pelo comentário e seguindo também ^^^

      beijos...

      Excluir
  3. Adorei o post. Mais gente deveria descobrir os nacionais.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Faz pouco tempo que leio livros nacionais, estou amando e muito orgulhosa, mas acredito que o pessoal da minha geração que se esbaldou com os estrangeiros, que era o que tinha pra ontem, ainda fica meio "desconfiado" com os nacionais de agora, eu sempre achei que brasileiro sabia escrever e muito bem! Mas gente! Cá entre nós, tem muita porcaria, de repente todo mundo tá escrevendo e muitos sem qualidade nenhuma!
    Muito interessante seu post e acho até que vc poderia fazer outro porque em relação a livros nós leitores temos também reivindicações a fazer. Os livros nacionais está caro demais! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia,

      Obrigada por dar sua opinião, mas infelizmente como eu disse eles são caros, porque não tem um bom número de vendas..:(

      Excluir
  5. Oi flor!
    Leio nacionais apenas se a história me interessar!
    Achei legal a dica e o incentivo!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir

 

Copyright © 2012 Pitaco Pink! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger